Olá, leitores do Tecnicalidade!
Responda rápido: o que o Google, o Fyre Festival e a Intel têm em comum? Nada. Exceto que os três nomes são mencionados nesta edição da newsletter. Esta edição também chega com um desafio para quem quiser testar o cérebro na manha desta sexta-feira. Boa leitura!
Itens dessa edição:
🔌 Conexões: versão tech

Tens o que é preciso para esmagares o meu conexo?
Criei um joguinho no estilo Connections (ou conexo.ws na versão brasileira) em que você precisa formar grupos de 4 palavras que possuem alguma coisa em comum. O meu twist: esse desafio é voltado para tecnologia e claro, com um toque meio ácido deste que vos escreve. Para jogar, clique aqui e quando você conseguir resolver, responda esse email com o resultado só pra eu ver uma coisa? 🤣 Obrigado.
📲 iOS 26: veio aí
O esperado update chegou antes do lançamento dos novos iPhones nesta sexta, como já é de praxe. E pra além do Liquid Glass, que deixa os aparelhos com uma interface mais transparente, vieram também: traduções automáticas pra textos e ligações, melhor tratamento de ligações desconhecidas, melhorias nos apps de Câmera, Safari, Música e até no app de Fotos, que finalmente está usável. Veja aqui as demais novidades. Dessa vez a Apple fez o favor de avisar sobre o consumo intenso de bateria nos primeiros dias, pra ninguém reclamar. Atualize por sua conta e risco: a primeira versão costuma ser mais bugada, tanto que a 26.0.1 tá logo aí.
🤬 Zuck tá nervoso, parte 1
Algumas coisas desagradaram o bilionário CEO da Meta esta semana. E se Zuck está triste eu estou rindo. A primeira delas foram os óculos de realidade aumentada criados em parceria com a Ray-ban e Oakley que vazaram antes de serem anunciados oficialmente. Os óculos são uma releitura do Google Glass, com câmeras, telas e microfones melhores, mas com a mesma invasão de privacidade de sempre - veja aqui mais detalhes. Outra coisa que deixou ele irritado, pelo menos nos bastidores, foi a demonstração dos óculos no palco do Meta Connect: eles falharam meia dúzia de vezes. Se quem sabe faz ao vivo, não parece que o Zuck sabia.
😡 Zuck tá nervoso, parte 2
Quem assistiu ao filme A Rede Social deve lembrar que na época o Zuck não ficou muito feliz com a maneira que o surgimento do Facebook foi representado. E agora ele tem mais motivos pra ficar ainda mais puto da vida: Aaron Sorkin, roteirista do filme original e que lhe rendeu até um Oscar, pretende filmar A Rede Social 2, retratando os imbróglios mais recentes do Facebook e sendo ainda mais ácido. O roteiro já estaria pronto segundo o RadarOnline, e ele focaria na desinformação, trolagem e demais molésticas provocadas pela inação da Meta nas suas plataformas. Na lista de atores cogitados para o papel principal estariam Mikey Madison e Jeremy Allen White, que talvez seja a única coisa que o Zuck poderia considerar como um elogio.
🔥 LimeWire compra Fyre Festival
O Fyre Festival, grandioso espetáculo cheio de artistas que acabou virando um show de horrores digno de documentário na Netflix, não precisava de mais pregos no caixão - mas recebeu mesmo assim. Seu criador, Billy McFarland, até tentou fazer o Fyre Festival 2: o inimigo agora é outro, mas não deu muito certo. A única saída foi vender a marca num leião vergonhoso no eBay e ao menos isso ele conseguiu: por 245 mil dólares o Fyre Festival agora pertence à LimeWire. A compra foi feita em julho, mas concluída e anunciada esta semana. E embora o LimeWire seja o nome de uma empresa conhecida pelo programa usado para baixar arquivos, digamos, mais que legítimos, ela agora é bem diferente. Virou um marketplace de NFTs. Sinceramente acho que as marcas combinam bastante. Talvez até se mereçam.
⛓️ Google em: casa de ferreiro
Como fazer sua inteligência artificial parecer inteligente? Se você for seguir a tática do Google, é bem simples: contrate milhares de pessoas pagando salários baixos para analisar e moderar por horas a fio os vários conteúdos sensíveis que ela cria. Fácil né? A tática, descoberta pelo The Guardian, teria sido usada para treinar o Gemini 2.5 Pro e deixá-lo mais sofisticado e, consequentemente, não alucinar baboseiras como já aconteceu no passado. Mas será que vale a pena? Não. Sou obrigado a concordar com Adio Dinika, pesquisador alemão de IA que disse ao Guardian “IA não é mágica, é um esquema de pirâmide feito de trabalho humano”. Definição perfeita.
🇳🇵Nepal realiza eleições por Discord
Sushila Karki foi eleita esta semana primeira-ministra do Nepal num método eleitoral pouco convencional: usando enquetes no Discord. O país acabou de sair de uma turbulenta revolução provocada pelo banimento de redes sociais iniciado pelo governo. O grupo responsável levou a discussão para o app após destituir boa parte dos seus políticos dos seus cargos e elegeu Karki, que antes era presidente do supremo tribunal do país. Agora ela terá como tarefa organizar as próximas eleições, que devem acontecer no modo offline e tradicional mesmo. O novo governo promete ser “mais equalitário”, a ver.
📸 Instagram no Conar
Influenciadores brasileiros que fazem publicidade velada: tremei. O Conar, entidade que auto-regula a propaganda no Brasil, agora está mais próximo do Facebook e Instagram. Representantes da Meta passaram a integrar o conselho, que dentre outras atribuições, serve para garantir que a publicidade seja feita com responsabilidade e ética - talvez duas coisas que a Meta tenha de estudar para entender como funciona. Vale lembrar que essa proximidade chega semanas após o vídeo do Felca, que fez o YouTube desmonetizar e tirar do ar vários canais infantis que estariam ganhando dinheiro com exposição de crianças. Coincidência?
♻️ Intel mira na ecologia e acerta na reciclagem
Se você encontrasse um monte de processadores velhos que foram esquecidos nos fundos de um galpão acumulando poeira, o que faria? No caso da Intel, a tática implementada foi fazer um rebrand e colocar ele nas prateleiras. É mais ou menos isso que eu imagino que deve ter acontecido pra empresa relançar o Core i5 10400, o modelo Comet Lake lançado 5 anos atrás. Ele agora se chama Core i5-110, mas não se enganem: é o mesmo chip, com o mesmo soquete LGA 1200 só que com o precinho de 200 dólares. Enquanto isso, o Core i5 10400 ainda pode ser encontrado por 130 dólares em vários revendedores. O oposto de uma barganha.
E por hoje é só! Se você curtiu essa edição, compartilhe nas redes sociais para trazer mais leitores pra Tecnicalidade! ❤
Rafael Silva
