Olá, caros leitores! Que semaninha agitada no mundo, hein?

Mas por aqui vamos focar no que há de bom, de ruim e de mais ou menos no mundo da tecnologia, dos games e da inteligência artificial.

Esse último item por enquanto só tem coisa ruim mesmo mas quem sabe um dia aparece algo bom, né? Sigo na torcida.

Boa leitura!

Itens dessa edição:

👨‍💻 A porta giratória dos lobistas

Não é novidade que o lobby das Big Techs se fez presente em vários momentos na política brasileira nesses últimos anos, especialmente atuando contra os intereresses dos consumidores. Mas um leventamento do Núcleo mostrou o quão fundo o buraco do coelho realmente vai: eles encontraram 59 casos de lobistas das Big Techs que passaram por cargos públicos no Brasil. Além disso, desde 2019 os lobistas dessa indústria realizaram quase 3 mil ações de influência, interagindo com mais de 2,5 mil servidores públicos em 11 países além da União Europeia. Vale a pena ler com afinco o levantamento, que é parte da série “A Mão Invisível das Big Techs” da A Pública.

📱 Um novo dia, um novo iPhone

Conforme esperado, a Apple anunciou novos iPhones, novos AirPods Pro e novos Apple Watches (?) essa semana e sem grandes surpresas que já não haviam sido vazadas antes. O iPhone 17 e 17 Pro contam com telas e câmeras melhores e um novo processador mais rápido enquanto o iPhone Air é o mais fino iPhone já criado, que supostamente não dobra, e que possui o mesmo chip A19 dos seus irmãos - só um detalhe, no Air esse chip tem 5 núcleos de GPU e não 6 como nos outros. Bem possível que a Apple reaproveitou processadores que iriam pro lixo. Como bem disse o Engadget: o iPhone Air é uma ótima propaganda pro iPhone 17. A linha Plus, por sinal, deixa de existir.

🤣 As aventuras de Zuck na Casa Branca

Um bilionário das big techs passando vergonha? Mas claro que tenho que falar disso. Mark Zuckerberg foi pego num hot mic terrível essa semana durante uma reunião com ninguém menos que o larajão-mor dos EUA. Trump anunciou antes do que Zuck gostaria um investimento que a Meta deve fazer no país. O CEO tropeçou nas palavras mas revelou que seriam 600 bilhões. Pouco depois, sem saber que ainda estava sendo gravado, Zuck pediu desculpas ao seu lord e salvador dizendo que não sabia que aquilo seria anunciado naquele momento. Que papelão.

🔓 Criptografia sim, exceto para funcionários

Um ex-executivo do WhatsApp abriu um processo contra a Meta essa semana alegando que a empresa não se importava com seus funcionários tendo acesso a dados de usuários. O executivo, Attaullah Baig, que foi Diretor de Seguarança do app de 2021 a 2025, diz que mais de 1,5 mil engenheiros da Meta possuem “acesso irrestrito a dados de usuários sem supervisão” e ao relatar isso aos superiores ele teria sofrido retaliação interna durante os quatro anos que passou lá. A Meta, claro, negou tudo e diz que Baig foi demitido por ‘performance ruim’. Afinal de contas, eles nunca mentiram antes né mesmo?

Quer ter uma newsletter pra chamar de sua? Use o Beehiiv, que é grátis até 2,5 mil assinantes. Clica aqui e cria a sua - E se você quiser pagar, ganha 20% de desconto nos primeiros 3 meses usando esse link.

🪦 A web aberta está acabando e o Google sabe

Num processo judicial o Google declarou com todas as letras o que todos nós já estávamos vendo há algum tempo “a web aberta está em declínio rápido”. A declaração foi encontrada num documento do processo que acusa a empresa de monopólio na área de tecnologia de anúncios. A empresa diz que a declaração foi basicamente tirada de contexto e que “deturpa” o que eles realmente se referiram. Mas eu não sei se acredito muito nisso. E de quem pode ser a culpa por esse declínio, eu me pergunto?

🤖 Friend: o pingente de IA

Em um artigo igualmente assustador e delicioso de ler, dois repórteres da Wired relataram como foi usar o pingente de inteligência artificial chamado Friend. Sim, nenhuma dessas palavras está na bíblia. O pingente fica pendurado no pescoço, ouve o que acontece ao redor e faz comentários de acordo, com o usuário podendo responder se quiser tocando num botão na parte de cima. Na experiência da dupla, ele foi menos impressionante do que seu criador provavelmente esperava - teve até briga. E claro, tem um episódio de Black Mirror com esse plot exato.

🤦‍♂️ Vimeo: a próxima vitima

Talvez você não conheça o nome mas já usou algum dos serviços da Bending Spoons, uma desenvolvedora de apps da Europa. Ela adquiriu o Evernote em 2022 e o WeTransfer em 2024 e em ambas as ocasiões o que seguiu foi um show de horrores: demissões em massa, limitações das funcionalidades gratuitas e em geral uma piora dos serviços. Agora eles fizeram uma nova vítima: o serviço de streaming de vídeo Vimeo, que foi adquirido por 1,3 bilhões de dólares. O que esperar? A receita de sempre. O Micael Silva no BlueSky mandou a letra: a empresa pode muito bem ser renomeada para Enshitification Inc.

🕹️ Conhece o Mario? Aquele que faz milhões pra Nintendo

Hoje foi ao ar um novo Nintendo Direct em que a empresa anunciou algumas novidades. Mas claro que eles começaram com o prato principal: o próximo filme do Mario, chamado The Super Mario Galaxy Movie, ganhou um teaser. E na sequência uma leva de games dos irmãos encanadores e seus amigos: alguns remakes como o Mario Galaxy 1 e 2, algumas sequências como o Mario Tennis Fever e Yoashi Misterious Book, e alguns novos, como o Pokémon Pokotopia, que todo mundo vai chamar de Pokémon Minecraft. Mas o que impressionou mesmo foi a volta do Virtual Boy. Nostalgia vende, hein?

🥼 Ciencia de ponta made in Brazil

Danos na medula eram, até essa semana, consideradas irreversíveis afinal não havia uma forma do sistema nervoso se regenerar. Mas uma pesquisadora da UFRJ provou que não. Tatiana Coelho de Sampaio, chefe do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular, conduziu em segredo nos últimos 25 anos uma pesquisa com células de placenta para encontrar um meio de reverter paralisias. Ela conseguiu, desenvolveu um medicamento inédito e aplicou em pacientes com lesão modular, em caráter experimental. E eles estão lá, com movimentos parcial ou totalmente recuperados. Viva o SUS e viva as universidades públicas brasileiras!

🏃‍♀️ Rapidinhas

  • Pequena correção na edição anterior apontada pelo grandessíssimo Bruno: o chip de vídeo da AMD no novo notebook da Framework não é tão novo assim - só o da NVidia que teve uma atualização real.

  • Esse celular com tela de e-paper lançada na IFA deste ano parece ser o ideal pra quem pretende conservar a bateria ao máximo.

  • Descobriram qual era o problema com SSDs morrendo após o update do Windows: a firmware de testes instalada. Ooof.

  • Você sabia? O Macbook tem um sensor que consegue determinar qual o ângulo da tampa. O uso? Só a Apple sabe. Mas esse dev teve uma boa ideia.

Esta edição fica por aqui. Se você viu algum erro ou quer comentar o que achou, é só responder esse email. Até a próxima!

Rafael Silva - Tecnicalidade

Reply

or to participate

Keep Reading

No posts found