Eu não sabia o quanto sentia falta de escrever sobre tech até criar essa newsletter. Obrigado a todo mundo que assinou e que está lendo. Ao fim desta edição incluí as newsletters de alguns amigos que serviram de inspiração pra criação desta. Boa leitura!
Itens dessa edição:
🎶 Troca-troca de música
Não é de hoje que a longa lista de razões para abandonar o Spotify de vez ganha cada vez mais itens (sério, tem 6 links nessa frase e eu conseguiria colocar mais). Mas como migrar as músicas e playlists? Se você assina o Apple Music, veja que sorte: a integração no iOS com o serviço Songshift foi recentemente expandida. O YouTube Music, Deezer e Amazon Music já ofereciam essa opção com uma parceria com o Tunemymusic. Agora só falta você: faça que nem a Taylor Swift e saia do Spotify, só não volte.
🗣️ Extra, extra, um pateta enganado
Ainda no assunto da edição passada sobre as malemolências de funcionários da OpenAI, dessa vez o alvo foi Elon Musk. Num processo aberto pela xAI na semana passada, Musk afirma que seu ex-engenheiro Xuechen Li roubou o código fonte inteiro da sua IA Grok, vendeu USD 7 milhões em ações da xAI e pediu demissão na sequência. Ele estaria trabalhando hoje para a OpenAI, que teria recebido esse código-fonte. Pessoalmente acho que Li tá de parabéns, não pelo suposto roubo, mas por ter passado o Elon Musk pra trás.
💻 Tudo que tá ruim tende a piorar?
O relativamente desastroso Windows Update liberado no mês passado continua a assombrar a Microsoft. Além de enfrentar erros de instalação (já endereçados por um hotfix), um suposto problema com SSDs (que não estaria conectado com o update) e ferramentas de recuperação que pararam de funcionar, usuários do Windows 10 e 11 relatam problemas na instalação de apps para aqueles que não possuem acesso de admin no sistema. Se você está enfrentando algum desses problemas, esse artigo da Microsoft mostra as formas de mitigar alguns deles. Boa sorte!
💰Foi por pouco, infelizmente
O processo anti-trust aberto contra o Google em 2023 prometia muito mas não entregou quase nada. O juiz que presidiu o caso decidiu este mês que a empresa não precisa ser forçada a vender o Chrome para se livrar da acusação de monopólio no mercado de busca e propaganda. Eles também podem continuar pagando a Apple e a Mozilla para ser o motor de busca padrão nos iPhones e no Firefox - um alívio pra Mozilla que depende dessa grana. Mas a empresa não saiu ilesa: eles vão ser obrigados a compartilhar dados de busca com concorrentes, algo que o Google diz que os deixa preocupados sobre como isso deve impactar a privacidade dos usuários. Aham.
Quer ter uma newsletter pra chamar de sua? Use o Beehiiv, que é grátis até 2,5 mil assinantes. Clica aqui e cria a sua - E se você quiser pagar, ganha 20% de desconto nos primeiros 3 meses usando esse link.
🗣️ Modularidade deixou de ser vaporware, talvez?

Framework Laptop 16
A promessa do notebook modular circula há décadas, como um zumbi que não consegue achar cérebros pra matar a fome. A Framework, que lançou em 2021 um kit pra quem quisesse montar o seu, parece ter encontrado o caminho. Mas a promessa só seria cumprida se nos anos subsequentes fossem lançados mais módulos com componentes atualizados. E não é que foi isso mesmo que ela fez? Semana passada chegaram módulos com chips mais recentes da NVidia GeForce e AMD Radeon. O preço começa em USD 999 pelo notebook completo e USD 499 pelos módulos.
🤦♂️ Caso isolado número 23904987
Não me canso de escrever sobre injeções de prompt sendo o principal problema das LLMs comercialmente disponíveis. E ainda bem, por que toda semana tem uma nova pra falar. Quem entrou na roda mais uma vez foi o Gemini do Google, que está vulnerável a - veja só - um ataque de injeção de prompt escondido em imagens. O problema está em como as LLMs reduzem as imagens enviadas pelos usuários. Outras IAs vulneráveis segundo os pesquisadores são o Vertex AI Studio, Genspark e até o Google Assistente.
👀 O teclado de nome peculiar
Sim, estou escrevendo sobre esse teclado mecânico não só porque eu gosto desse tipo de teclado mas porque o nome dele me faz rir. Knob. Quem sabe inglês britânico vai entender. Passando esse ponto, o teclado parece ser bem interessante com um design diferente, dois botões giratórios e uma telinha lateral. Feito em alumínio, ele se conecta via Bluetooth ou uma entrada USB-C. Custa salgados USD 439 e quem quiser pode comprar aqui.
🕹️ Lançamento de game ou ataque DDoS?
O lançamento da bastante antecipada sequência de Hollow Knight aconteceu esta semana e trouxe abaixo quase todas as plataformas de jogos no que pode ter sido o maior ataque DDoS não-intencional na área de games. Aparentemente ninguém estava esperando o grande volume de compras e o enorme interesse dos jogadores em Silksong: Steam, PSN, eShop da NIntendo e a loja do Xbox tiveram problemas de acesso no momento que o game ficou disponível para venda. Na Steam, depois de meia hora do lançamento, mais de 100 mil pessoas estavam jogando. Puro sucesso.
👴🏻 Feels like 2011
Quer se sentir nostálgico? Baixe o simulador de iOS 5 cheio de skewmorfismo criado pelo desenvolvedor Elliot Williams. Ele leva o seu iPhone atual para uma viagem direto ao ano de 2011 inclusive com botões físicos. Os apps funcionam de verdade - quer dizer quase todos. Então se você quer fazer uma viagem de volta ao tempo, fica a dica: o app está disponível em beta.
🌟 10 / 10 estrelas, recomendo
A inspiração para criar essa newsletter, além da minha vontade de colocar pra fora várias opiniões ao mesmo tempo, veio de gente que também tá fazendo bonito neste formato. Então aqui fica minha recomendação para que vocês também assinem as newsletters abaixo:
Interfaces - newsletter semanal de tecnologia com ótimos comentários do que apareceu de mais relevante no mundo de tech escrita por dois queridos amigos o Henrique Martin e Samir Salim Jr.
pós-creditos - newsletter com resumo semanal dos artigos publicados no endcredits, projeto independente sobre all things entretenimento criado pelo Oda e pelo Borbs, dois grandes amigos também.
E por hoje é só! Espero que tenham gostado desta edição e até a próxima!
Rafael Silva - Tecnicalidade