Meus leitores e minhas leitoras, vocês sabiam que o Facebook me deve dinheiro? Serião. Dei a sorte, ou o azar, de estar envolvido num problema de privacidade antigo que explico logo abaixo. Quem diria, não é mesmo, que anos falando “Zuck você me paga!” um dia iria realmente virar verdade. Boa leitura!
Itens dessa edição:
🤑 Pague o que me deve, Facebook
Este mês o Facebook está finalmente pagando as indenizações para os usuários afetados pelo escândalo do Cambridge Analytica que aconteceu em meados de 2018. O acordo feito pela empresa com a justiça americana era de pagar 875 milhões de dólares de multa - desta parte, cerca de 540 milhões começaram a ser distribuídos para as pessoas que provaram que foram afetadas. E sabe quem está nesse balaio de gente? Este que vos escreve.

Email que recebi este mês
Eu estava num intercâmbio nos EUA na época em que a Cambridge Analytica coletou dados de usuários, então minha conta do Facebook foi dada como apta para a indenização. Ainda não se sabe quanto cada um vai receber, mas 18 milhões de pessoas tiveram suas contas validadas e o pagamento varia de acordo com a idade da conta. Manterei vocês informados.
👹 No dos outros é refresco
O Google abriu uma curiosa vaga de emprego: Engenheiro anti-raspagem. O cargo seria responsável por desenvolver e implementar técnicas para impedir que os dados de busca fossem raspados, em teoria protegendo seu ecossistema. O curioso é que o próprio Google já foi acusado várias vezes de fazer ele mesmo raspagem de dados para treinar suas IAs, em algumas instâncias até forçando sites de conteúdo a aceitarem raspagem ou eles seriam removidos da busca. Parece que a nova política da empresa é mesmo “seja mau”.
🤦♂️ YouTube: uma cambalhota pra trás
Ainda na sua nova política, o Google decidiu se aconchegar ainda mais perto do governo conservador estadunidense. Eles reverteram esta semana uma regra da época da pandemia da COVID-19 sobre desinformação no YouTube. Canais que foram banidos por espalhar mentiras sobre eleições e sobre saúde poderão pedir para serem restaurados na plataforma, ainda sem uma data específica. Segundo a empresa, ela diz “valorizar as vozes conservadoras” e que elas “desempenham um papel importante no debate público”. Conta outra.
Mal chegou e já precisa de uma pintura nova
Quem apostou que a mais recente edição do iPhone escaparia de problemas provavelmente perdeu uma grana. A nova dor de cabeça da Apple é o Scratchgate, que é como está sendo chamado o problema do arranhão no chanfro da câmera nos iPhones 17 Pro e Pro Max. De acordo com o pessoal do iFixit o problema está na forma como a pintura do aparelho foi realizada - e a Apple poderia ter impedido isso de acontecer, se tivesse usado um processo industrial diferente. Provavelmente isso só vai ser corrigido no iPhone 18 então a solução por enquanto é usar uma case.
🎮 Gamificação da produtividade
Não queria ser o cara que sempre diz “Tem um episódio de Black Mirror pra isso” mas infelizmente a realidade se impõe. Uma empresa de lavanderia industrial no Japão pediu ajuda à Epic Games para gamificar o trabalho dos seus funcionários. O objetivo, claro, era de aumentar a produtividade deles e foi exatamente isso que conseguiram. Por meio de um jogo em que o funcionário ganha pontos por completar as tarefas do trabalho, a lavanderia percebeu um aumento de até 18% em produtividade. Veja o vídeo aqui.
🇺🇸 TikTok nas mãos dos EUA
Ao que parece a disputa do bane-não-bane do TikTok deve chegar ao fim em breve mas a resolução dela não deve deixar os usuários estadunidenses muito felizes. O governo americano teria chegado a um acordo com a ByteDance em que ela licencia o algoritmo do app enquanto a Oracle hospeda os dados dos americanos. Neste acordo, metade dos lucros do app ficariam com a ByteDance e o resto dividido entre o consórcio de investidores nas américas. A China, que pode ainda barrar o acordo, por enquanto não disse nada.
🤖 Vem aí o Android no PC
Todo mundo que implorava pela implementação do Android no PC pode finalmente acalmar os ânimos. Sim, ambos. Após o Google confirmar em julho que o ChromeOS e o Android seriam combinados numa plataforma só, foi a vez da sua parceira Qualcomm dar mais detalhes. Esse dispositivo está perto de finalmente sair do campo da imaginação e ser “incrível”, palavras do CEO da Qualcomm Cristiano Amon durante o Snapdragon Summit que aconteceu esta semana. Segundo o executivo a ideia é trazer não só todas as aplicações e comunidade de desenvolvedores mas também o Gemini e o grupo de IAs do Android.
🔋 A nova turbina flutuante geradora da China
Desde o ano passado a China testa uma turbina flutuante capaz de gerar energia eólica. E esta semana parece que um novo modelo alcançou um novo patamar, por assim dizer. A turbina S1500 tem 40 metros de altura, 60 metros de comprimento e dentro dela estão 12 geradores capazes de gerar 100kW cada um deles que foram testados recentemente. Ela fica presa a 1,5 mil metros de altura para capturar os ventos mais potentes para gerar energia e um cabo garante que ela não saia voando por aí, além de trazer a energia de volta. Nada mal.
E por hoje é só! Espero que tenham gostado desta edição e até a próxima!