Olá! Eu sei que sempre digo isso mas aqui vai de novo: que semaninha agitada, hein? Enfim, estou particularmente orgulhoso dos títulos que dei para as notícias desta edição da newsletter. Espero que os meus queridos leitores apreciem meu gosto duvidoso para títulos o tanto quanto eu apreciei a escrita deles. Boa leitura e até a próxima!

Itens dessa edição:

💵 Eletronic Arts: vendida e bem paga

Pela bagatela de 55 bilhões de dólares, um consórcio de três empresas fechou esta semana um acordo de compra da EA no que deve ser uma das maiores aquisições na área. As empresas são fundos de investimentos que envolvem pessoas ligadas ao atual presidente dos EUA e a família real da Arábia Saudita, então naturalmente os jogadores estão um pouco receosos com o futuro dos games da EA como Battlefield 6, EA FC, The Sims, dentre outros. A aposta mais pessimista é de que eles serão infectados com IA para reduzir custos e seguindo o processo de enshitificação. Talvez seja a mais realista também.

Em tempo: A maior aquisição no mundo dos games foi da Microsoft que comprou a Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares.

🙃 Game Pass dobra de preço

Não foi uma boa semana para gamers. Além da venda da EA, a Microsoft decidiu que era uma boa hora para aumentar o valor do Game Pass, sua assinatura de jogos. Normalmente as assinaturas do tipo sofrem pequenos aumentos incrementais com o passar do tempo, mas a gigante de Redmond achou por bem dobrar o valor da mensalidade: no Brasil a versão mais alta da assinatura saiu de 60 para 120 reais. Bom, assinantes perceberam e não gostaram - no dia do aumento a página de cancelamento do Game Pass saiu do ar por causa do volume de acessos. Um clássico caso de FAFO.

🤖 Uma rede social só para IA está para chegar

Imagine que legal seria se existisse um Instagram ou um TikTok só com vídeos feitos de inteligência artificial? Soa incrível né? Não? É, também não acho. Mas Sam Altman o CEO da Open AI certamente achou seria. A ideia foi boa o suficiente para lançar em beta esta semana. O app chama Sora, baseado no Sora 2 que é o mais novo gerador de slop em vídeo da empresa. Um dos funcionários da empresa criou o vídeo mais popular do app essa semana: um deepfake de Altman pego roubando GPUs. O que mais precisa falar?

Em tempo: A OpenAI diz que você pode optar por ter sua identidade protegida contra o uso mas pra isso, claro, você precisa enviar pra empresa seu rosto.

👁️ Um anel para todos governar

A Samsung não consegue uma folga quando se fala de baterias, hein? O novo candidato a se tornar o Galaxy Note 7 dessa geração parece ser o seu anel inteligente Galaxy Ring. Um YouTuber que estava viajando percebeu antes de embarcar que seu anel da Samsung estava com a bateria inflada, apertando o dedo. Ele foi proibido de entrar no avião e teve que ir pra emergência de um hospital local ter o dispositivo removido. A empresa recolheu o dispositivo, ajudou o YouTuber e já está investigando o caso, mas fica aí o alerta para quem tem um desses - fique de olho nele.

☎️ Fim de uma era: AOL desliga serviço de dial-up

Após mais de 30 anos em operação, o serviço de dial-up da AOL nos EUA foi finalmente desativado no fim do mês passado, marcando o fim de um dos pioneiros da área. A desativação já havia sido comunicada em agosto mas foi no dia 30 de setembro que o último sinal de conexão foi aceito. Estimativas da CNBC dizem que eles possuíam alguns milhares de assinantes - mas não o suficiente para compensar o serviço a continuar no ar. RIP, barulinho do modem.

🖕 CEO do BlueSky ligou o foda-se

Por meses usuários sensatos do BlueSky têm pedido, implorado e suplicado para vários funcionários e moderadores do serviço banirem Jesse Singal, conhecido transfóbico americano cujo discurso e retórica merece uma passagem só de ida pra lata de lixo. Parece que as súplicas encheram os pacovás de Jay Graber, CEO do BlueSky, que teve um crashout para entrar na história essa semana. O pior é a resposta que ela sempre dá para críticos da plataforma: não gostou? Pegue sua bola e vai embora! O que ela não diz é que antes de levar a bola embora, é preciso configurar uma caralhada de servidores e protocolos complexos demais pra qualquer um.

Em tempo: a segunda pior coisa é que no meio desse bafafá, Jay também conseguiu fazer todo mundo odiar waffles - que virou apito de cachorro.

🫢 Finja surpresa: Meta vai usar conversas de IA para anúncios

Adam Mosseri, chefão do Instagram, publicou esta semana um vídeo jurando de pés juntos que o app não ouve suas conversas, endereçando um rumor de anos. E como o Facebook não dá ponto sem nó, o vídeo veio no mesmo dia em que a Meta disse que vai usar suas conversas com IA para anúncios. Quem diria, não é mesmo? Estas recomendações começam a ser exibidas no dia 16 de dezembro deste ano, estejam preparados.

😎 Apple de olho no futuro

Parece que Tim Cook ficou com inveja dos novos óculos inteligentes do Zuckerberg e decidiu que era hora da Apple investir no mercado. Segundo fontes do site Bloomberg, a empresa teria realocado recursos internos que estavam trabalhando na próxima versão do Vision Pro para essa nova iniciativa. E claro, como de costume, o item vai ter algum elemento de IA também pois isso é algo que todos os consumidores acionistas estão interessados no momento.

Reply

or to participate

Keep Reading

No posts found