👋 Olá!
Se você está lendo isso no dia que foi publicado, provavelmente conhece o falecido (ou em hiato eterno, dependendo do seu apego emocional) podcast Tecnicalidade que eu, Rafael Silva, fazia com meu estimado amigo Rodrigo Gonzalez uns anos atrás.
Ele não existe mais (o podcast, o Rodrigo sim) porém meu espírito acumulador não deixou eu me livrar do domínio dele e cá estou novamente. Ressucitando-o como se fosse o próprio Dr. Frankenstein com a clarabóia do castelo aberta e torcendo pra um raio atingir o monstro na mesa. Aparentemente o raio veio.
Como não pretendo lidar com edição de áudio dessa vez, decidi por tornar o Tecnicalidade num podcast escrito, que eu ouço dizer que foi batizado de “newsletter” em algum momento no último século. E isso combina com a minha latente vontade de ter um lugar pra escrever o que penso sobre o mundo em geral.
Mas se você não sabe quem eu sou, então vamos às introduções: me chamo Rafael Silva, sou especialista em Redes Sociais, escrevi para vários sites de tecnologia e inovação nesses últimos 20 anos, passei por ONG, agência, fui freela e hoje trabalho numa startup de eSIMs. Resumidamente.
Essa newsletter por sinal, não está hospedada no Substack, aquele serviço que ✌️acidentalmente✌️ promove conteúdo nazista. Estou no Beehiiv, tomando espaço do servidor gratuito deles - e que por sinal é ótimo, viu? Tem um monte de coisa que achei que seria paga mas que consegui configurar de graça, incluindo o domínio. O único problema é se a newsletter fizer sucesso e eu passar dos 2,5 mil assinantes terei que me pagar uma assinatura. Mas vou fazer como a maioria dos problemas e deixar esse pro Rafael do futuro resolver.
Dada essa introdução, vamos às expectativas: o objetivo inicial dessa newsletter é trazer à tona os assuntos primariamente de tecnologia que achei mais interessante na semana, com a perspectiva de quem trabalha com isso há pelo menos duas décadas. Talvez fale sobre outras coisas, talvez não. Pode ser que mude a periodicidade. Pode ser que uma edição seja só a foto de uma das minhas gatas. O futuro é incerto.
Mas vou me esforçar pra opinar na maioria dos assuntos que trouxer. E desde já gosto de deixar claro que meu ponto de vista é progressista, averso às mentiras e às vezes um pouco sarcástico demais - o que já me rendeu um texto sendo tirado do ar, mas deixa baixo. Vou fazer o possível pra não passar informações erradas, mas caso aconteça, uma correção prontamente será feita na edição seguinte. Errar é humano, errar muito é IA.
E é isso. Esta edição inicial é apenas uma introdução, o grosso do conteúdo mesmo só na próxima, que talvez até saia neste final de semana.
O TLDR é: newsletter escrita por um geek de tech precisando de um outlet pra comentar coisas. Não tenho presunção alguma de sucesso, o que vier é lucro.